Debatendo

"Conceções criacionistas e evolucionistas de professores em formação e exercício"


Os resultados de um estudo realizado a professores e futuros professores, do estado de São Paulo no Brasil, revelaram que estes têm conceções criacionistas em relação à evolução da Terra e da Humanidade.  Isto quer dizer que para a maioria dos inquiridos o mundo, tal e qual como o conhecemos hoje, surgiu pela obra de Deus. 

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"Criação e Evolução: a verdade em dois andamentos?"


Evolucionismo e Criacionismo são temas que ainda geram muitos debates nos dias atuais, mas cujas divergências mais contundentes entre as duas visões, são geradas por controvérsias entre ciência e religião.
Será possível estabelecer algum tipo de relação ou diálogo entre dois campos do saber tão distintos? As opiniões divergem e será muito difícil chegar a uma opinião consensual. A bióloga Teresa Alveolar e Joaquim Carreira das Neves, Padre Franciscano, confrontam as suas visões sobre evolução e religião.

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https://docs.google.com/document/d/1u57VO8pZTzIGgH24BOL7bZaArVtGUzrBgiLNtFTEIvo/edit

"Darwin e a Evolução"

Desde as teorias da seleção natural definidas por Darwin que se tem realizado novas descobertas, que, por si vêm a dar mais ênfase à sua teoria. E se ao longo da história da ciência até agora nem tudo que Darwin expôs era perceptível, hoje em dia as evidências reforçam as ideias defendidas por ele. Mais que nunca, é fácil observar a evolução a acontecer e é relativamente fácil conhecer os fenómenos envoltos nisto. Podemos ver a evolução quando, por exemplo, usamos um novo inseticida. 

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https://docs.google.com/document/d/1wHVNY4S1MVbD_ZA81SSeRlkYmglRjWP9qDeeFAf58Y8/edit




Realizamos uma entrevista a um professor de Biologia e Geologia para percebermos as suas conceções

No seu entender o que é a evolução?
Penso que te referes à teoria da evolução. É uma teoria que defende que as espécies atuais surgiram a partir de outras pré-existentes, por um mecanismo de seleção natural.

Na sua opinião a teoria de Darwin vai contra Deus e contra a religião, ou pode-se considerar que se complementam?
Num certo sentido sim. Há teorias, ditas criacionistas, que defendem que as atuais espécies surgiram por criação divina. Ora se defendemos que elas surgiram a partir de ancestrais menos evoluídos, é porque não foram criadas por Deus.

Com qual das quatro afirmações seguintes concorda mais? (Assinale apenas UMA resposta)
a)      De certeza que a origem da vida resultou de um fenómeno natural.
b)      A origem da vida pode ser explicada através de um fenómeno natural, e não preciso da hipótese de que a vida foi criada por Deus.
c)    A origem da vida pode ser explicada por um fenómeno natural, mas outra hipótese possível é a criação da vida por Deus.
d)      De certeza que a vida foi criada por Deus. 

d - Eu acho que a vida, (conceito que eu não consigo definir muito bem, ou melhor, nem sei definir mesmo) pode ter sido criada por um Deus, conceito ainda mais difícil de definir. Eu tenho uma visão de Deus muito peculiar. Acredito que há de facto alguém que criou a vida.

Com qual das quatro afirmações seguintes concorda mais? (Selecione apenas UMA frase.)
A)    De certeza que a origem da Humanidade resulta de processos evolutivos.
B)     A origem do Homem pode ser explicada por processos evolutivos e não necessita da hipótese de que a Humanidade foi criada por Deus.
C)     A origem do Homem pode ser explicada por processos evolutivos, mas a criação da Humanidade por Deus é outra hipótese possível.
D)    De certeza que Deus criou a Humanidade.

B - Eu acho que a humanidade pode ser explicada por processos evolutivos. Mas o conceito mais espiritual de humanidade, admite que esta possa ter sido criada por um Deus.

Sendo professor, como procederia perante um aluno que afirmava que quem criou o mundo foi Deus?
Explicava-lhe a visão da ciência….mas no limite, deixava-o com a sua crença, pois eu próprio não tenho a certeza de quem nos deu esta faculdade de pensar, que é uma qualidade da própria vida e da humanidade.

Considera que as crenças pessoais dos professores podem influenciar o modo como se aborda os mecanismos da evolução na sala de aula?
Acho que sim. Mas no meu caso concreto, e penso ser o de muitos colegas, abordam o assunto tal como é preconizado nos manuais e orientações curriculares. Mesmo que não acreditem nessa visão da ciência, a sua função como professores quase exige que omitam as suas crenças. Podem ainda ter uma visão conciliadora como a que eu apresentei.

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